O pó de talco causa cancro?
DESCONECTADO
O que está em causa?
Um utilizador publicou no X uma imagem manipulada, sobre o pó de talco causar cancro, dando a entender que é uma notícia fidedigna. Mas será esta notícia real?
“Esta notícia foi um alerta mundial e obrigou a J&J a retirar os seus talcos cancerígenos do mercado americano e Canadá. Talcos para bebés que contém amianto, um mineral que se usa para fortalecer cimento e plástico. Altamente cancerígeno. No Perú continuam a vender os talcos.” Este “tweet” foi publicado por um utilizador da rede social X, no dia 4 de janeiro de 2022.
A fonte original da publicação, é de autoria própria, e não se trata de uma notícia. Apesar da informação ser reproduzida noutros órgãos de comunicação social, a imagem em questão é uma montagem criada pelo autor da publicação.
Será que o pó de talco provoca cancro?
Não, o amianto provoca cancro. O pó de talco provoca cancro quando contém amianto.
Alguns talcos em pó contêm amianto, uma substância que ao entrar em contacto com o corpo humano, pode causar cancro. O pó de talco por si só, não apresenta tendências cancerígenas.
De acordo com The Lancet Oncology, dois estudos relativos à exposição do amianto indicaram a possibilidade de causar cancro nos ovários, já o de pulmão e estômago têm dúvidas que exista
uma associação - “Em dois estudos amplamente sobrepostos na indústria de celulose e papel, onde a co- exposição potencial ao amianto não foi adequadamente considerada, um risco excessivo de cancro dos ovários foi observado entre mulheres expostas ao talco. Estudos de trabalhadores em minas onde a ausência de amianto foi documentada receberam maior peso. Nesses estudos, que não incluíram mulheres, nenhum risco excessivo de cancro do pulmão ou estômago foi observado. A evidência para esses cancros foi, portanto, considerada “inadequada”.”
De acordo com o estudo da The International Agency for Research on Cancer (IARC), a agência de cancro da Organização Mundial de Saúde (OMS) afirma que «“Esta nova avaliação do “talco” substitui as avaliações anteriores de “talco sem amianto ou fibras asbestiformes” e de “uso perineal de pó corporal à base de talco”. O uso perineal de pó corporal à base de talco foi avaliado pelo programa das Monografias da IARC em 2006, no Volume 93, como possivelmente carcinogénico para humanos (Grupo 2B), com base em evidências limitadas para cancro do ovário. O talco inalado que não contém amianto ou fibras asbestiformes não foi classificado quanto à sua carcinogenicidade para humanos (Grupo 3).»
Apesar dos estudos referirem o cancro na zona perineal em adultos, parte dos utilizadores de pó de talco são bebés e crianças nos momentos de muda de fraldas, assim, a utilização do pó de talco na pele das crianças pode provocar cancro, se neste estiver presente amianto.
Desta forma, é possível concluir que esta publicação é DESCONECTADA, porque trata-se de uma imagem manipulada que não confirma o conteúdo.