O que é o cancro?
Aquele Maldito Bicho...
É uma das principais causas de morte entre crianças e adolescentes em todo o mundo.
Grande parte são mutações genéticas, que levam a um crescimento descontrolado de células, provocando o cancro. Ao contrário do cancro em adultos, a grande maioria das doenças oncológicas infantis, não têm uma causa conhecida.
CAUSAS DO CANCRO
Está geralmente associado a alterações genéticas, que podem ser hereditárias, ou seja, transmitidas de pais para filhos.
Contudo, muitas dessas mutações ocorrem de forma espontânea, ainda durante a formação do óvulo ou do espermatozoide, sem ligação direta a fatores externos.
A exposição ambiental também é um possível fator no desenvolvimento do cancro em crianças, através de substâncias químicas como, o fumo dos cigarros e a radiação UV do sol...
PREVENÇÃO
A melhor estratégia para reduzir o impacto do cancro em crianças é garantir um diagnóstico rápido e preciso. Desta forma, garante-se um tratamento específico para o tipo de cancro da criança.
Os sinais de alerta associados ao cancro pediátrico, são febre persistente, dores de cabeça intensas, dores ósseas e perda de peso, que devem ser reconhecidos tanto pelas famílias como pelos profissionais de saúde primários.
O cancro não é uma sentença...
Apesar do cancro ser extremamente fatal, e em alguns casos mais fatal em crianças, existem casos em que a criança recupera e leva uma vida normal.
CANCROS MAIS COMUNS NOS MAIS NOVOS
LEUCEMIA
Cancro da Medula Óssea
e do Sangue.
CANCRO CEREBRAL
Cancro do Cérebro,
do Cerebelo
e do Tronco Cerebral.
SARCOMA
Cancro dos Ossos.
NEUROBLASTOMA
Cancro do
Sistema Nervoso
LINFOMA
Cancro do
Sistema Linfático
DIPG
Glioma Pontino
Intrínseco Difuso